quinta-feira, 17 de julho de 2025

Aquilo que você não sabe, você não sabe que você não sabe....

    

    Sabe aquilo que você sabe hoje, que se você soubesse antes, teria te poupado de muitos problemas e  sofrimento?                                    

     Então, é disse que o autoconhecimento trata, no padrão mental que você se encontra hoje, tem muitas coisas que você não consegue enxergar e compreender em si mesmo, todos nós temos. E que bom, pois aí está a chance da gente evoluir. No autoconhecimento, partimos desse pré suposto, e encaramos isso da melhor forma, isso não afeta a nossa autoestima, pelo contrário, a fortalece, pois tira de nós a barra, o peso da pressão de sermos perfeitos. E abre o campo das possibilidades de crescermos e podermos ser mais e melhor do que vivemos hoje.               

     Seguindo esse ponto de vista, observamos e concluímos que toda pessoa deveria se abrir a ter uma prática de autoconhecimento em sua vida, seja meditação, yoga, terapia, psicoterapia... E não se engane, coisas que nos fazem bem, como contato com a natureza, esporte, um hobie, não chega a ser um autoconhecimento completo, sempre vão ter mais camadas para se trabalhar, e a raízes da negatividade, da infelicidade, continuarão ali a espreita, influenciando nossas vidas, contaminando nossas atividades e relações no mundo, e não vai demorar muito para na hora de colocar a cabeça no travesseiro, termos esse encontro com nossas frustrações e angústias.                            

     Então o convite desse texto é para que você se abra, se permita buscar uma prática verdadeira de autoconhecimento, e trabalhar questões em seu ser, que hoje você não teria nenhuma possibilidade de ser dar conta, pois para isso, precisamos de uma prática, uma técnica, uma vivência que mude nosso padrão mental e nos ajude a enxergar as coisas sobre novos pontos de vista e alcançar uma compreensão que antes não tínhamos. No yoga chamamos isso de viveka, é como uma luz de discernimento, de compreensão, de sabedoria, um insight que surge em nossa mente, e nos liberta de algo que nos fazia sofrer.



                                                                  Tiago Bindewald

                                                 Prof. de Yoga / Bioterapeuta / Mestre Reiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário