sexta-feira, 19 de julho de 2024

 


A  dicotomia do ser, divisão do todo em duas partes, corpo e a alma, emoção e razão, matéria e espirito, é causa de sofrimento e vazio existencial para o ser humano. 

Yoga é unir, integrar, em primeiro lugar,  o que está partido em nosso ser. 

A melhor forma de integrar é a aceitação, lutar contra é pior, só vai trazer mais separação, nem sempre  é fácil, diante de um mundo que se apresenta muitas vezes antinatural, cartesiano e quadrado. 

Na aceitação ocorre o milagre, que descomplica, dissolve e harmoniza as questões. Shiva é assim, integra em seu ser uma amplitude e gama de perspectivas, muitas vezes opostas, em sua diversidade, desconstrói para reconstruir, transformar, transmutar, simplificar e harmonizar.

A brincadeira de Deus é que ele colocou a felicidade no lugar mais difícil de encontrar, dentro de cada ser. Preferimos fugir e projetar para fora e de tão perto que está,  quase nunca encontramos. 

Vale a pena nos perguntar do que estamos fugindo dentro de nós? 

Nada no externo vai satisfazer nosso vazio além de nós mesmos, e o contato do ser consigo, com sua fonte interna que o preenche. A partir dessa conexão estamos em condições de relacionar com o externo  e as outras pessoas,  assim deixamos de ser um copo vazio e nos tornamos um copo cheio, para compartilhar, trocar e conviver. Sabendo que é preciso buscar sempre a conexão profunda consigo para preencher esse vazio e não colocar essa expectativa em qualquer lugar, condição, realização externa que não dará conta disso. Por melhor que seja a condição externa o vazio sempre reaparece, é o contato consigo que preenche, com aquilo que podemos chamar de força, energia, prana, paz, liberdade, Deus, Amor. 


 



Sugestões de atitudes internas que você pode experimentar,

despertar e desenvolver no surya namaskar:

 

Samasthiti – Integração, Consciência, sabedoria

Talásana – Expansão, elevação, liberdade

Ulthanasána – Entrega, soltura, desapego

Ardha-ulthanásana – paciência, observação

Corredor – equilíbrio, equanimidade

Prancha – força, foco, concentração

Chaturanga – entrega, coragem

Ashtanga namaskar – promeira parte leve descanso, segunda parte preparo para o salto do

Urdhvamukha svanasána – abertura, alegria, amorozidade

Adhomukhasavanasána –compreensão, compaixão

Uthanásana – entrega, leveza, limpeza interna

Talásna – expansão, elevação, liberdade

Samasthiti – integração, consciência, sabedoria.


terça-feira, 12 de março de 2024


 

                      Como e porque os florais podem prevenir doenças e criar saúde:

A terapia floral ajuda a pessoa a reconhecer suas emoções e pensamentos contraproducentes que possam estar prejudicando seu desenvolvimento pessoal, sua saúde e sua vida.

Traz uma compreensão mais ampla e melhor da situação presente, ajudando o indivíduo a perceber o sentido de seu sofrimento, a causa de seus sintomas e os caminhos que deve escolher ou evitar, para reconquistar a saúde e o bem estar.

Ensina-nos a reconhecer que as doenças físicas e psíquicas não se instalam por acaso, mas nascem de nossos conflitos internos.

Ameniza nossas dores, tristezas e angústias, na medida em que nos ensina a tirar proveito das experiências e auxilia-nos a encontrar nossa verdade.

Convida-nos a identificar a verdadeira causa de nossos males, e compreender que a doença expressa e sinaliza a incompatibilidade entre os reais objetivos e propostas da alma e ações que nos desviam desse caminho.

Ajuda o indivíduo a erradicar o estado mental negativo causador do sofrimento,  desabrochando nele sua virtude oposta.

Ensina o ser humano a compreender os princípios que regem o Universo e respeitá-lo,  como parte integrante do cosmos, afim de obter a tão almejada paz na terra.

Privilegia a dimensão espiritual  do ser humano. Essa dimensão, aliada ao instinto e ao intelecto faz parte das emoções da consciência humana, capaz de perceber e comandar o próprio corpo, já que está ligada a ele por um complexo circuito de emoções.        

Traz bom humor e entusiasmo.

Fortalece a pessoa,  auxiliando-a a recobrar a energia e serenidade necessária para seu corpo, sua mente e sua alma.

Aguça os sentidos e a percepção. Amplia a intuição, a memória e a criatividade. 

Detecta doenças em níveis sutis e etéricos, antes mesmo dela se manifestar no corpo físico.

Expande a capacidade de amar incondicionalmente.

Alinha o indivíduo,  acessando o potencial divino criador que ele traz dentro de si.

Permite que as pessoas obtenham um novo enfoque sobre as circunstâncias do sofrimento em que se encontram, dando a elas a possibilidade de reverterem o processo,  com muito mais clareza, compreensão e tranquilidade.

Traz a luz as causas originais de problemas de relacionamento afetivo, profissional ou familiar.

Cria saúde,  no sentido em que resgata nossos talentos e virtudes.

Dissolve toxinas mentais, emocionais e espirituais que interferem negativamente em nosso crescimento e bem estar.

Equilibra as polaridades da alma e da personalidade, calibrando sentimentos e emoções que possam prejudicar a saúde ou gerar problemas.  

Mostra que o critério de cura não segue parâmetros convencionais que procuram eliminar os sintomas da doença. A terapia floral privilegia uma mudança de perspectiva do doente, trabalhando com ele a recuperação de seu equilíbrio interno. 

Provoca uma profunda modificação na maneira como a pessoa vê a si mesma e o mundo.

Convida o indivíduo a tomar a atitude saudável, ampliando sua vontade de avançar  em direção ao seu desenvolvimento. 

Revista Terapia Floral ano IV. 18 pág. 31

Consulte um terapeuta floral para receber sua fórmula e procura uma farmácia séria do ramo, me envie uma mensagem pelo whatsAp 12 98877 8323, que lhe ajudo com isso!

sábado, 9 de março de 2024


Nossa sociedade tem se tornado demasiadamente racional, com isso temos perdido vários sabores e saberes da vida.

 É um padrão de desequilíbrio, todo excesso deixa uma falta em algum lugar. 

A mente não dá conta de muita coisa, sobre o seu olhar apressado e limitado lhe escapas vários nuances de percepções das coisas e do dia a dia, muitas percepções se confundem para aquele que não souber observar e ponderar, mas é claro não devemos abandona-la, mas é o caso de voltar a equilibrar a balança, que tal?

Voltar a se conectar com inteligência do corpo, com a sabedoria da vida contemplativa por simples observação, da sabedoria da natureza, da inteligência do coração.

 Reconectar com a sabedoria daquilo que talvez seja inominável, ou inexpressível, daquilo que não podemos medir nem pegar, que não podemos ver, igual ao seu sinal de wifi, mas com esse sinal invisível chega várias mensagens até nós.

 Por aí já surgiram alguns nomes como subjetividade, inspiração, intuição, universo interior, alma, atma, consciência, essência divina, self, observador.

 Como quiser chamar, o importante é se permitir voltar a sentir e vivenciar.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024


 

                          Dissolvendo, transformando, transmutando emoções e sentimentos.

 

Tudo no universo tem duas polaridades, positivo e negativo, dia e noite, lua e sol, masculino e feminino, as  nossas emoções e sentimentos também.

Faça sempre uma pausa em seu dia, para um momento de relaxamento consciente e meditação e aproveite esse momento para transformar, transmutar, dissolver os sentimentos mais densos em emoções mais sutis. 

Fazendo inspirações longas e profundas e exalações lentas e compassadas, a cada exalação vá soltando e dissolvendo o fluxo das emoções, soltando, sem reter, sem segurar, e assim vai deixando qualquer sentimento de tristeza ir dissolvendo em alegria, qualquer sentimento de medo, insegurança ir se dissolvendo em coragem e confiança, vai deixando qualquer sentimento de raiva ir se dissolvendo em compreensão, em compaixão ou em alguma atitude de mudança positiva. Dissolva qualquer ressentimento de mágoa em perdão, em amorosidade, deixe qualquer aflição, angústia ir sendo dissolvido em paz, conforto e alento.

Deixe que cada emoção, sentimento se manifeste, se expresse, sinta, observe e depois solte, a cada exalação vá soltando e dissolvendo o fluxo das emoções.

Transmutando as energias de tamas e rajas em sattva, isto é, padrões de vibração mais densos e negativos para frequencias mais sutis e positivas.

Tudo na vida está em movimento, em estado de mudança, de impermanência, é mais inteligente transmutar as polaridades de modo como nos sentimos do que permanecer em estados destrutivos de desarmonia, e deixe qualquer vazio interior ir sendo preenchido pela luz e inspiração das boas emoções e bons sentimentos e todo cansaço ir sendo preenchido em pura vida e energia.