quarta-feira, 12 de junho de 2019






A prática constante do exercícios do hatha yoga promove uma restauração completa da coluna. Cada extensão, torção, postura de força ou flexibilidade vai soltando as couraças de tensão, descomprimindo os discos vertebrais, corrigindo os desvios posturais, fortalecendo a musculatura de sustentação e despertando e mostrando a capacidade de regeneração do nosso corpo físico.




É comum ouvirmos a seguinte frase “ Na primeira prática que fiz deixei de sentir uma dor que a sentia a muito tempo”. Sim, isso acontece bastante! Mas sabemos que o resultado mais verdadeiro é a prática constante, é estar oferecendo a seu corpo a sua coluna um novo modelo mais saudável, que precisa de tempo para gradualmente ir se formando.


Só quem sente uma dor sabe o quanto é bom viver sem ela, e melhor ainda saber da capacidade de poder viver sem dor sem que para isso precise tomar algum medicamento.
E nosso corpo tem essa capacidade, basta manter seus cuidados, sua prática, seus exercícios constantes, pois ele precisa ser exercitado por toda a vida para se manter saudável, essa é a sua natureza, sua condição de existência.


Já pensou que bom você não precisar mais tomar aquele relaxante muscular, aquele anti-inflamatório, aquele analgésico para dor física? Que depois vai prejudicar seu estômago necessitando de um novo remédio para isso, que muitas vezes ataca seu sistema nervoso, precisando de um novo remédio para isso, que muitas vezes ataca sua pressão, precisando de um novo remédio para isso...


Quer sair do circulo vicioso dos remédios? Simplesmente volte a cuidar do seu corpo!
A prática do hatha yoga oferece o melhor cuidado para isso, despertando inclusive a saúde integral, corpo mente e emoção! Perfeita também para a “sociedade da pressa” que vivemos, despertando um momento de bem estar e contato consigo mesmo.


É preciso apenas persistência para ter constância na prática, vamos praticar?!

*na foto o supta vajrásana: nas práticas sinto e observo como umas das posturas que mais desfazem as couraças de tensão da coluna, restaurando-a, trazendo a seu alinhamento natural. Com algum tempo de prática, variando de pessoa para pessoa, todo podem fazer, senão completa alguma variação deste ásana.


Tiago Bindewald

Prof. Yoga / Bioterapeuta

terça-feira, 16 de abril de 2019

    As essências florais tem o poder de mudar, transformar o padrão de vibração do nosso corpo físico, mental e emocional. Viver é um desafio constante e os florais nos ajudam nesse processo de autoconhecimento, muitas vezes trazendo alívio quase de imediato a padrões que nos trazem sofrimento. Nos reconectando ao potencia de saúde, paz e bem estar que possuímos e já podemos acessar no momento presente, lidando melhor com nossas dificuldades.
      É fundamental o auxílio de um terapeuta para a escolha da melhor fórmula floral e o sucesso da terapia, cada ser possui características próprias, muitas vezes o que funciona para um não funciona para outro! E uma indicação errada pode fazer mal também. 
      Utilizo os florais a mais de 16 anos e receito a mais de 8 anos como terapeuta, no começo  duvidava, não acreditava em seus efeitos, até começar a sentir e observar em mim e nos outros as mudanças, os benefícios acontecendo. E auxiliando em cada novo padrão de desafio que a vida nos traz. É muito comum em terapia observar que que a pessoa até esquece do problema que tinha ao se curar da questão, talvez não se dando conta da própria cura enquanto acontece, como terapeuta, lhe ajudamos a lembrar, observar, ter consciência disso dentro do processo. 
     Cuidar da alimentação, praticar yoga, receber reiki, meditar ajuda a sentir e potencializar muito mais os efeitos de transformação através da terapia floral, pois deixamos nosso corpo e mente menos denso e mais sutíl.
       A terapia floral é uma grande ferramenta de ajuda para o ser humano lidar melhor com suas dificuldades e reconquistar um nível interno satisfatório de bem estar e saúde mental e emocional.
       Marque um atendimento conosco presencial ou on line para poder lhe ajudar através das essências florais!

Namastê

Tiago Bindewald.
     
   

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

     A prática de Yoga é uma terapia completa para o corpo e para a mente! Nessa mudança de sintonia, reconexão consigo, o ser é inundado de boas ondas mentais, o corpo energético é revitalizado, glândulas, hormônios, química fisiológica se regulam. A prática libera hormônios que melhoram a sinapse entre os neurônios, refazendo um caminho neural saudável para mente, promovendo a cura de estados depressivos e auxiliando no tratamento de vários sintomas de desarmonias como ansiedade, fobias, desânimo, cansaço, dores físicas em geral, bem como outros sintomas psicossomáticos( questões emocionais que se manifestam no corpo físico). A sintonia de desarmonia agressiva ao organismo muda para uma sintonia de harmonia e saúde.
     Mas é preciso praticar sempre, da mesma forma que tomamos banho todos os dias, precisamos limpar e purificar do nosso corpo e da nossa mente da poeira que fica de resíduos das atividades e relações no dia a dia, que na prática do yoga chamamos de  samskaras, as impressões no inconsciente que são a força motriz que influenciam nossas ações e maneira como vemos o mundo, logo influenciando  nosso estado de espírito. Bem como vários padrões, marcas, lembranças, impressões, registros que ficaram marcados, guardados no nosso inconsciente, de tudo que vivemos até hoje, e se manifestam no momento presente influenciando a maneira como nos sentimos e percebemos o mundo. Como exemplo, na primeira prática você sente uma melhora de algo que gostaria ou precisar mudar, criando um novo padrão melhor, mas aquele padrão antigo continua ali na espreita, como esperando uma brecha para se manifestar novamente, pois continua o registro, a impressão guardada no seu subconsciente. As melhoras se iniciam desde da primeira prática, mas a mudança plena, verdadeira, é feita de prática constante, de tempo para ir efetivamente dissolvendo essas camadas de impressões e vivências guardadas, mudando o padrão mental, como um descascar de uma cebola, mas que cada  camada já lhe desperta, descobre um novo ser, mas perto de sua essência mais verdadeira de paz, saúde e felicidade, como nos ensina prática do yoga.
E que nos traz a condição de observar do que estamos alimentando nosso ser, em especial o conteúdo mental, aonde estamos colocando a atenção da nossa mente na maior parte do dia. Se for em coisas negativas, será difícil internamente estarmos bem, e será necessário uma limpeza cada vez maior.  Onde está a atenção da nossa mente é onde está nossa energia, nossa força de vida, nossa vitalidade! E maior dificuldade da vida moderna e da nossa mente, é estar  sempre com o "objeto" de atenção mental voltado para o externo, para fora. Na prática do yoga exercitamos gentilmente trazer o "objeto" de atenção da mente para nós mesmo, para nosso centro, conectando com a fonte maior de energia que existe em nosso interior, trazendo força, satisfação, leveza, contentamento. Que vai nos ajudar a lidar melhor com tudo mais que nos relacionamentos externamente. Como por exemplo, ajudar a organizar nossas rotinas, prioridades, como aproveitaremos melhor nosso tempo e energia. E principalmente no lugar de estar correndo de um lado para outro, com a mente sempre longe de onde se está, nos trazer a possibilidade de buscar viver no momento presente, que é onde nos sentimos vivos, e onde se pode respirar.

Namastê!

Tiago Bindewald

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

   

    Para quem sente uma dor de cabeça insuportável, qualquer alívio na dor é uma libertação, como um samadhi, uma iluminação, um estado de moksha, liberdade em relação ao sofrimento, como é chamado no yoga.
     Para quem sente dores de coluna insuportáveis, qualquer alívio na dor é  uma libertação, como um samadhi, uma iluminação, um estado de moksha, liberdade em relação ao sofrimento, como é chamado no yoga.
     Para quem tem um nível de sofrimento emocional interno muito grande, vê os seus problemas maiores do que sua própria vida, qualquer alívio na sua dor e vazio existencial, é  uma libertação, como um samadhi, uma iluminação, um estado de moksha, liberdade em relação ao sofrimento, como é chamado no yoga.
     Para quem tem uma depressão tão forte que não consegue nem mais trabalhar, e ainda vê seu dinheiro acabando, ficando sem sustento para comida e remédios, qualquer alento de força, de paz, de esperança é  uma libertação, como um samadhi, uma iluminação, um estado de moksha, liberdade em relação ao sofrimento, como é chamado no yoga.
     Para quem passa seus dias sem tempo para nada, só correndo de um lado para o outro para sobreviver, no transporte, no trabalho, nos afazeres e obrigações, qualquer tempinho para si mesmo, para respirar, se sentir vivo, se reconhecer como ser, é  uma libertação, como um samadhi, uma iluminação, um estado de moksha, liberdade em relação ao sofrimento, como é chamado no yoga.
       Apenas alguns exemplos observados dentro do trabalho terapêutico, que nos leva sempre a perspectiva minimalista sobre as coisas, de questões que o ser humano enfrenta nessa era, e que a prática do yoga pode ajudar a lidar com essas dificuldades.

Namastê

Tiago Bindewald

                    Sugestão terapêutica
                       
                         Escalda-pés!

Terapia simples que dissolve bloqueios energéticos pelo corpo, trazendo ralaxamento e bem estar e auxiliando na cura muitas desarmonias!
Você irá precisar:
- Um balde que caiba seus pés dentro dele sobre um tapete para a temperatura durar mais tempo (mesmo que os pés fiquem mais apertadinhos, mas que seja comprido de forma a chegar até quase a altura do joelho)
- Duas toalhas
- Uma garrafa térmica ou uma caneca que caiba um litro de água fervente.
Procedimento:
Arrume o espaço para seu escalda-pés (aproveite para ser seu momento de relaxamento, isso cura muitas doenças!), coloque o tapete, o balde em cima próximo a sua cama ou lugar confortável que queira sentar. Feche janelas, não deixe correntes de ar frio no local. Coloque em panelas grandes ou canecas entorno de dois litros de água para ferver. Assim que a água do escalda-pés ferver, desligue a água, vá até o seu banheiro com o balde, encha uns 6-7 dedos com a água mais quente do chuveiro, traga para o local preparado, leve os dois recipientes de água fervida. Coloque tudo próximo a você, a água fervida, as duas toalhas, um par de chinelos. Sente-se, coloque uma toalha nas suas costas e outra nas suas coxas de forma a cobrir até os joelhos. Antes de colocar os pés no balde, coloque um meio litro de água fervida e vá tentando colocar os pés aos poucos. O segredo aqui é manter os pés numa água bem quente, a quentura que mais conseguir suportar, mas sem machucá-lo ou vc sofrer, e vc deve manter essa temperatura de quentura por 20 min, por isso deve ir acrescentando aos poucos a água fervente. O ideal é a água acabar ficando até acima do tornozelo. No final dos 20 min, você notará que vai estar suando um pouco (por isso é importante uma roupa que você já ia colocar pra lavar, pq vc vai suar nela.). Esse suor é repleto de toxinas que prejudicavam nosso corpo e órgãos, então, pra que não ocorra a reabsorção delas, você vai secar os pés, e ir para o banheiro tomar uma ducha morna/quente limpando sua pele desse suor. Coloque um pijama quente, NÃO pise no chão diretamente, e já vá deitar para dormir.
Faça esse procedimento por uns 5 dias ou até os sintomas sofrerem significativa melhora. Enquanto ocorrerem essas sessões, coloque músicas que te agradam, acalmam e desaceleram a sua mente e que você se identifique. E lembre-se, relaxar é uma necessidade!"

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

                                         Sugestão Terapêutica Sistema Imunológico: 

                                   
      O sistema imunológico, que faz a defesa do nosso organismo, se relaciona diretamente com a qualidade das nossas emoções, dos nossos pensamentos, bem como com o nosso estilo e hábitos de vida.
Uma forma bem simples, acessível e palpável de estar reforçando a defesas do organismo  é estar adotando a sua vida diária as sugestões terapêuticas abaixo:

-Desjejum: Uma colher de sopa de óleo de coco. Ou um limão espremido em 1/2 copo d' água.

-Receita alho, cebola e mel: Excelente para ajudar quando já estiver sofrendo dos sintomas de alguma desarmonia, bem como pode ser feito como preventivo de manutenção de saúde semestralmente. Pegue 5 cebolas, 3 cabeça de alho e 500 ml de mel! Descasque tudo, triture no liquidificador e guarde em um vidro tampado na geladeira. Tome uma colher após as refeições em que seu estômago está completamente cheio! 2 colheres de sopa por dia, de preferência após o almoço e a janta. Nunca tome em jejum ou com pouco alimento no estômago!!!

- Beba chá de anis com a planta unha de gato 2x ao dia, esse chá é ótimo para aumentar a imunidade!

- Cloreto de magnésio: 33 g dissolvido em 1,5 m de água mineral, conservar em geladeira, tomar uma xicrinha de café por dia.*

- Buscar evitar ou diminuir consumir os seguintes alimentos: frituras, café, mate, chocolate, doces, enlatados, embutidos, líquidos durante as refeições, diminua consideravelmente a quantidade de carnes que consome, bem como o consumo excessivo de álcool.
Tome ao menos dois litros de água ao longo do dia, até o xixi sair clarinho, espere para tomar líquidos ao menos 40 minutos antes ou após as refeições.
Incluir grande variedade de legumes e frutas na alimentação.Se possível comer alguns crus,do genero das verduras e tubérculos . Poderá também fazer sopas envolvendo os legumes que desejar e batidos de fruta;
Quando usar ovos, use os caipiras, pois os de granja danificam nosso sistema endócrino e afetam o funcionamento da tireóide, assim como leite de caixinha e todas as carnes de frango, peixe, vaca, porco. Se ainda sentir necessidade de consumir algum desses alimentos, consuma o mínimo possível.
Use óleos de boa qualidade no cozimento como o azeite, óleo de coco, etc. Faça com que em cada refeição, no mínimo, metade da comida ingerida seja crua e fresca como frutas, verduras, castanhas etc

- Pratique yoga, relaxamento profundo, meditação, recebe uma técnica terapêutica regularmente, para estar se refazendo do estresse e desgaste do dia a dia, melhorando sua vitalidade e qualidade das suas emoções e pensamentos.

Tiago Bindewald
Professor de Yoga e Bioterapeuta.