Vida, saúde, bem estar, autoconhecimento, yoga, terapias, livre pensar, livre sentir, inspirar, sem forma condicionada ou limitada, fluindo leve...
terça-feira, 31 de março de 2020
No Bhagava Gita, um dos principais livros da filosofia do yoga, nos traz o guerreiro Arjuna, recebendo os ensinamentos de Krishna, sobre os valores da espiritualidade, em meio a uma guerra entre famílias acontecendo na índia. Que cenário melhor do que esse pode se apresentar para trazer ensinamentos de como lidar com as dificuldades que a existência nos apresenta?
Da mesma forma são muitos os conflitos e situações de dificuldades que se apresentam no nosso dia a dia. E nossa missão é aprender em como lidar melhor com elas, de modo que nos traga mais evolução, felicidade e menos sofrimento. Em qualquer momento que você estiver vivendo uma situação difícil, de recolhimento, conflito, medos e inseguranças, a prática nos ajuda recobrar nossas forças, restaurar nosso corpo físico, mental e emocional.
Um exemplo fácil de entender como isso acontece através da prática, é observar como alguns ásanas ( postura do Yoga), nos tiram da na zona de conforto, nos desafiam, nos trazem dificuldades de realizá-los. E nossa missão enquanto fazemos é buscar um ponto de equilíbrio, de estabilidade e conforto, mesmo numa postura difícil e desconfortável. E esse aprendizado levamos para a vida, algumas situações que antes poderiam parecer muito difíceis, a prática nos traz mais força, equilíbrio, serenidade, equanimidade ( estar bem independente da situação externa), para estar bem e lidar melhor com elas.
Outro modo de observar como a prática do yoga nos ajuda a lidar com as dificuldades que se apresentam pela vida, é observar que muitas vezes em situações difíceis, você pode se sentir fraco ou vazio, como se os problemas estivem tão pesados, que ficam muito maior do que você e a sua vida. Já se sentiu assim alguma vez? Imagino que muitas vezes não é... Gosto de expressar que a prática do yoga nos leva a conexão com nossa fonte interna de energia, que é a fonte de energia do universo. Uma forma simples de entender o que se passa dentro do indivíduo enquanto pratica. Como se todo aquele peso que estava por cima do corpo e da cabeça, lhe roubando suas forças, deixando fraco e vazio, sem conseguir enxergar nada melhor a sua frente, começasse a ceder, a dissolver-se, a aliviar. A situação continua existindo mas o peso não, abrindo e criando espaço para sua força e vitalidade interna voltar a circular, clareando a mente, renovando os tônus psíquico, refazendo sua emoções e sentimentos, redimindo e restaurando seu espírito.
Namastê!
Tiago Bindewald
Assinar:
Postagens (Atom)