quarta-feira, 12 de junho de 2019






A prática constante do exercícios do hatha yoga promove uma restauração completa da coluna. Cada extensão, torção, postura de força ou flexibilidade vai soltando as couraças de tensão, descomprimindo os discos vertebrais, corrigindo os desvios posturais, fortalecendo a musculatura de sustentação e despertando e mostrando a capacidade de regeneração do nosso corpo físico.




É comum ouvirmos a seguinte frase “ Na primeira prática que fiz deixei de sentir uma dor que a sentia a muito tempo”. Sim, isso acontece bastante! Mas sabemos que o resultado mais verdadeiro é a prática constante, é estar oferecendo a seu corpo a sua coluna um novo modelo mais saudável, que precisa de tempo para gradualmente ir se formando.


Só quem sente uma dor sabe o quanto é bom viver sem ela, e melhor ainda saber da capacidade de poder viver sem dor sem que para isso precise tomar algum medicamento.
E nosso corpo tem essa capacidade, basta manter seus cuidados, sua prática, seus exercícios constantes, pois ele precisa ser exercitado por toda a vida para se manter saudável, essa é a sua natureza, sua condição de existência.


Já pensou que bom você não precisar mais tomar aquele relaxante muscular, aquele anti-inflamatório, aquele analgésico para dor física? Que depois vai prejudicar seu estômago necessitando de um novo remédio para isso, que muitas vezes ataca seu sistema nervoso, precisando de um novo remédio para isso, que muitas vezes ataca sua pressão, precisando de um novo remédio para isso...


Quer sair do circulo vicioso dos remédios? Simplesmente volte a cuidar do seu corpo!
A prática do hatha yoga oferece o melhor cuidado para isso, despertando inclusive a saúde integral, corpo mente e emoção! Perfeita também para a “sociedade da pressa” que vivemos, despertando um momento de bem estar e contato consigo mesmo.


É preciso apenas persistência para ter constância na prática, vamos praticar?!

*na foto o supta vajrásana: nas práticas sinto e observo como umas das posturas que mais desfazem as couraças de tensão da coluna, restaurando-a, trazendo a seu alinhamento natural. Com algum tempo de prática, variando de pessoa para pessoa, todo podem fazer, senão completa alguma variação deste ásana.


Tiago Bindewald

Prof. Yoga / Bioterapeuta